Os diferentes modelos de placas de drywall
O drywall já é muito usado atualmente. Podemos utilizá-lo na divisão de ambientes, na iluminação de tetos, estante para TV e até mesmo para isolar o barulho dos vizinhos. Isso mesmo, ele é super versátil e apresenta trabalhos lindos. Sua matéria-prima é o gesso, não apresenta descartes tóxicos, inclusive, muitas pessoas conhecem esse material como gesso, seu nome popular, ao invés de drywall. Venha conhecer os diferentes modelos e como ele surgiu. Assista o vídeo de uma obra que realizamos com placas!
Como surgiu?
Ele já é muito utilizado nos Estados Unidos, afinal foi criado no país em 1898. Esse nome é utilizado pois na sua construção não é utilizado água, ou seja, é um sistema de construção a seco. Sua maior vantagem é que não necessita de argamassa ou outros materiais, já vai pronto para construção sem fazer sujeiras. Após a primeira Guerra Mundial, o drywall obteve a sua expansão em países da Ásia, Europa, América Latina e África. No Brasil, apenas em 1970 é que o material foi introduzido. Atualmente podemos encontrá-lo em construções de pequeno, médio e grande porte.
Tipos de drywall
E elas se diferenciam pela cor. Veja abaixo quais são elas:
• A chapa verde (RU) é feita com silicone e aditivos fungicidas misturados ao gesso, permite a aplicação em áreas úmidas. Ideal para os banheiros, cozinhas e lavanderias.
• A chapa rosa (RF) é mais resistente ao fogo por causa da presença de fibra de vidro na fórmula. Ideal para ser colocada ao redor de lareiras e na bancada do cooktop.
• A chapa branca (ST) é a mais básica das três. Ideal para forros e paredes de ambientes secos.
Comercialização em drywall
De acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de chapas de Drywall, o crescimento desse material no mercado brasileiro resulta em 13% ao ano. Em 2013, o consumo nacional desse produto foi de 50 milhões de metros quadrados. A região que mais utiliza é a região Sudeste, mais precisamente a região de São Paulo, sendo o ambiente corporativo o que mais utiliza.
Esteja atento aos locais que deseja inserir a peça, como pudemos ver acima, para cada ambiente deve ser utilizado uma cor específica. Para saber mais sobre o assunto e suas diferenças, entre em contato com a P&G Construções.Confira nossas outras matérias sobre o tema: Ambiente moderno tem teto de drywall, Seu espaço comercial organizado com gesso drywall, como manter o gesso em locais úmidos?