Todo mundo que quer a casa renovada enfrenta dúvidas: por onde começar? O dinheiro vai dar? Nada de se desesperar, pessoal! Nós preparamos dicas bem legais sobre o que levar em consideração ao fazer uma reforma.
Casa e construção levados a sério
Sim, ter a casa reformada dá muito prazer. Tudo novo, pronto para ser aproveitado. No entanto, antes de mais nada você precisa de planejamento. Liste todas as mudanças que quer fazer. Isso te ajudará muito.
Vamos imaginar que a sua lista tenha remoção de paredes e troca de pisos e azulejos. Antes de mais nada, se você mora em condomínio, vai precisar da autorização do síndico. Dependendo da extensão da reforma, será necessário pedir consentimento da prefeitura.
Feito isso, vem a pergunta: contrato ou não um engenheiro ou arquiteto? Depende. Se você vai apenas pintar ou revestir paredes que não estão danificadas, não precisa. Porém, se seu objetivo for ampliar espaços ou acabar com trincas, rachaduras e manchas de umidade que apareceram sem explicação, então peça um engenheiro civil para elaborar um projeto.
A montagem de um cronograma para a reforma
A sua lista de alterações na casa te ajuda a organizar a ordem das etapas a serem cumpridas. Para cada uma das mudanças, liste todas as ações e os materiais necessários para concretizá-las. Se não conseguir fazer sozinho, peça ajuda aos prestadores de serviço que contratar.
Esse cronograma para sua obra é bem útil para você se organizar em questões de tempo e de finanças. Serviços prestados para o setor de casa e construção normalmente demoram semanas ou meses. Então, é preciso avaliar como será sua rotina e a da sua família enquanto a reforma acontece. Não seria interessante passar esse período morando em um hotel?
Dependendo da marca e do volume, os materiais terão custos relativamente altos. O cronograma facilita o ordenamento nas compras, evitando que você faça gastos antecipados e comprometa o orçamento doméstico.
Pisos e azulejos bem escolhidos
Ninguém troca pisos e azulejos em intervalos curtos. Então, pense que esses materiais estarão ali perto de você por um tempo longo. A qualidade e a durabilidade deles importam muito mais do que se eles são ou não tendências atuais.
Sim, há no mercado uma infinidade de tipos de pisos e azulejos para residências. Se você estiver com muitas dúvidas, converse com um arquiteto ou consulte guias disponibilizados na internet por empresas do ramo de casa e construção.
Piso para dormitório? Por que não investir em um que ofereça conforto térmico? Se você não deseja que seja de madeira, pode optar por um piso vinílico ou laminado.
Quando a reforma da casa deixa boas lembranças
Ufa, terminou a reforma! Agora é curtir a casa e esquecer todos aqueles atropelos. Mas, com você foi diferente, não é? Você planejou, combinou as fases da obra com os construtores, avaliou seu orçamento, a qualidade e o custo dos materiais.
Além do mais, você procurou profissionais sérios e experientes, como os da P&G Construções. Enfim, fez todo o esforço possível para que a reforma fosse bem até o final. E ela foi. Parabéns!