Você não consegue tirar o porcelanato da cabeça? Sim, com ele a valorização da sua construção é certa. Mas, aqui tem algumas dicas fundamentais que você precisa saber para fazer uma boa escolha.
Do que é feito o porcelanato?
O porcelanato é um revestimento feito com argila, material originado da fragmentação de rochas. A argila tem partículas muito pequenas. Na fabricação do porcelanato, a argila é misturada à água.
Depois essa água é removida em etapas sucessivas e de modo radical. A seguir, as peças são queimadas em um forno em que a temperatura vai a mais de mil graus. Esse processo permite que as placas se tornem muito compactas. Ou seja, bem pouco porosas. Daí elas ficam resistentes a impacto mecânico e à umidade e, portanto, muito duráveis.
Quando pedir uso de porcelanato na obra?
Usar esse tipo de material ao construir é uma alternativa para os que não são ligados em sustentabilidade ambiental. As etapas de fabricação do porcelanato exigem o gasto de muita água e muita energia elétrica. Então, pense sobre a imagem que você quer transmitir sobre si mesmo.
O valor do metro quadrado é alto. Dependendo do tipo desse revestimento, o custo pode chegar a 240 reais. É claro que há maneiras mais econômicas de revestir uma parede.
As paredes a serem revestidas estão em local com grande fluxo de pessoas de alto poder aquisitivo, como hotéis, centros culturais e clínicas médicas de luxo? Então, talvez o porcelanato seja a opção mais indicada.
Tipos de porcelanato
Os tipos mais comuns no mercado são:
- Técnico natural: as placas não são polidas
- Técnico polido: as placas passam por um polimento mecânico
- Digital polido: a ornamentação das placas é feita através de impressão digital, possibilitando a imitação de mármore; o polimento é impecável
- Esmaltado: peças ganham uma camada de esmalte, que dá brilho
- Esmaltado acetinado: a camada de esmalte que recebem não tem brilho.
O assentamento do porcelanato
A superfície da parede que vai receber o porcelanato deve estar nivelada e seca. Caso os prestadores de serviço não estejam atentos a isso, o resultado final não será bom, mesmo que o revestimento seja de ótima procedência.
O tipo e a qualidade da argamassa que será usada também importa muito. Existem argamassas específicas para porcelanato e definições se são para paredes internas ou externas. Se tiver dúvida sobre a qualidade da argamassa, consulte a P&G Construções. O pessoal é experiente e saberá te indicar a mais adequada. Invista também em um rejunte de marca conceituada no mercado.
Para preparar a argamassa, o profissional precisa seguir os passos indicados na embalagem. Além disso, a habilidade no uso da desempenadeira e o cuidado com a disposição das peças é fundamental para tudo sair como previsto.
Certifique-se de que a liberação para uso do ambiente que passou por revestimento seguiu o prazo mínimo determinado pelo fabricante.