Está buscando um telhado, mas está cheio de dúvidas? Com certeza você já viu por aí muitos tipos de telhado. Aqui você aprende rápido sobre as diferenças entre eles e termina escolhendo a seu favor!
Tipos de telhado de acordo com o material
Delícias da tecnologia da construção civil! Antes não era possível, mas atualmente podemos escolher um telhado fabricado em materiais de diversos tipos. Para que você escolha bem o material, pense no estilo da sua obra. Contemporâneo? Rústico? Se tiver dificuldade, pense nos seus valores e escolhas pessoais, você vai encontrar uma definição. Para te ajudar, selecionamos alguns tipos:
Zinco
Começamos pelo material menos econômico, mas que tem suas vantagens: o zinco. As telhas apresentam alta durabilidade. Podem se manter por mais de 50 anos, enquanto aquelas feitas em outros materiais têm vida útil máxima de 20 anos. O forro mais indicado é o de gesso.
Um telhado de zinco não demanda um tempo longo de instalação. Além disso, você passa a mostrar que apoia o desenvolvimento sustentável: telhas de zinco carregam até 90% de conteúdo reciclado. O mercado oferece opções de telha de zinco com isolamento térmico. Se desejar pintar esse telhado, opte por cores escuras. Isso facilita fazer combinações na decoração das paredes e no entorno.
Madeira e telhas de cerâmica
Esse é bem comum no Brasil. Ele facilita muito o isolamento térmico, já que os verões brasileiros costumam ser bem quentes. É ideal para construções no estilo campestre, colonial ou rústico.
Dentre os tipos, esse é o que mais pede inspeções e reparos. As telhas podem trincar ou quebrar, causando goteiras. Como o tempo, a cerâmica sofre uma reação química chamada eflorescência. Essa reação faz o telhado perder o brilho. Porém, depois de ter o telhado instalado, você pode solicitar a aplicação de primer, que ajuda na conservação por mais tempo.
Vidro
Adequado para cobrir jardins de inverno, área com piscina, sacadas e varandas. Você pode selecionar entre vidro laminado ou temperado, que conferem mais resistência. As placas de vidro são fixadas por esquadrias feitas em inox ou em alumínio. Perfeito para dar elegância a residências no estilo moderno.
Com um telhado de vidro, a economia com energia elétrica é certa, uma vez que o ambiente está naturalmente iluminado. Além disso, o vidro dá a ilusão de que o espaço é maior, favorecendo a estética de corredores nas laterais da casa ou de sacadas estreitas.
Policarbonato
Quer um tipo de telhado que deixa passar luz, mas seja mais resistente e mais leve do que o de vidro? Policarbonato, que é um plástico produzido a partir de resinas de carbono. O grau de transparência pode ir até 90%, permitindo cobrir áreas ornamentadas com plantas.
As placas ou telhas de policarbonato resistem a temperaturas altas e baixas. Protegem também contra radiação ultravioleta. Por outro lado, a produção das peças para esse telhado impacta o meio ambiente e tem um custo elevado.
Tipos de telhado de acordo com o formato
Tendo escolhido o material, fazer essa seleção de formato não tem muito segredo, ela não depende do estilo arquitetônico. O telhado pode ser:
- Reto
- Diagonal
- Não aparente
- Pergolado
Ficou alguma dúvida? Converse com os técnicos da P&G Construções, eles terão muito prazer em esclarecê-las.