Cores e ambientes, como escolher?
Estamos na reta final da reforma, só falta a pintura e acabamento e chegou naquele momento em que você precisa escolher as cores e os ambientes que serão aplicados. E agora?
Essa é a hora mais difícil de uma reforma, pois será a parte que ficará aparente pelos próximos anos. Seja a cor escolhida, a textura, o acabamento, revestimento, entre outros.
Hoje vamos falar um pouco mais sobre o assunto, como combinar diferentes tipos de cores sem comprometer o design final, vamos lá?
Com cores ou sem cores?
Antes de escolher a coloração do cômodo é preciso levar em consideração diversos pontos. Como por exemplo: a mobília que será instalada, a iluminação, utilização do cômodo, entre outros pontos.
Mas como assim a utilização do cômodo? Essa é muito simples, se esse é um local de descanso o indicado é a utilização de cores mais calmas e frias, como por exemplo o azul, cinza, lilás. Pois cores mais quentes nos despertam.
Agora se esse é um local social, você pode usar cores mais fortes e que deixem mais alerta como o amarelo e laranja.
Combinação de cores
Atualmente é muito comum fazermos a combinação de diferentes tipos de cores, trazendo mais vida ao ambiente. Por isso separamos o círculo cromático para te ajudar nessa escolha.
Esse é um círculo que nos mostra quais cores são complementares e podem ficar muito bem dispostas no ambiente, sem dar aquela sensação de que algo está errado. Vamos entendê-lo?
Nele possuímos as cores complementares, que são cores que estão localizadas em lados opostos do círculo. Juntas elas produzem um contraste muito agradável
Cores análogas que são aquelas que estão em sequência, elas produzem um efeito muito harmonioso, mas sem contraste.
E as meio-complementares, essa é um pouco mais complicada de entender, porém bem simples também. Ao escolher uma cor vemos sua complementar (ou seja, a que está no lado oposto dela) e a partir da complementar pegar as duas cores ao lado.
Quando colorir?
Essa é uma escolha que varia muito de pessoa para pessoa, porém é comum ver casais optando por paredes coloridas por não quererem mais um local monocromático.
Trazendo mais vida e alegria para o local.
Por fim, antes de ir á uma loja de reforma e construção comprar as tintas que você quer utilizar na sua casa, indicamos sempre que consulte um arquiteto. Ele poderá te ajudar nas escolhas e combinações que melhor se encaixa no seu projeto!