O gesso sempre esteve em alta nos mais variados ambientes, seja ele uma residência ou ambiente comercial. O ar de elegância que essa peça traz pode ser encontrada nos formatos de rodapés, molduras, colunas, barrados, rebaixamento de tetos e acabamento de paredes. Listamos algumas vantagens e desvantagens de seu uso, veja:
Vantagens do gesso
– Acabamento bom sem necessidade de massa corrida
– Elimina a necessidade de chapiscos
– Secagem rápida e fácil
– Ótimo isolante
Desvantagens do gesso
– Risco de dissolvimento com o contato da água
– Necessita de tetos e paredes planas para aplicação
– Baixa resistência podendo ser facilmente quebrado
Uma das desvantagens que vimos acima é o risco de dissolvimento do gesso em caso de contato com água, porém ele é muito utilizado em locais que vivem em contaste umidade como os banheiros.
Como manter o gesso bonito mesmo em locais úmidos?
Existem vários sistemas impermeabilizantes que podem ser utilizados nos rodapés e nas áreas molháveis que se utiliza a peça. Mas é necessário saber qual sistema é o mais adequado a área envolvida.
Caso a área seja um piso, o acabamento deve ser de no mínimo 1% em direção aos ralos. Caso seja um rodapé, as impermeabilizações elásticas com espessuras maiores ou iguais a 3mm, devem ser embutidas nos rodapés de forma a não prejudicar o material.
Dessa maneira o seu gesso está mais resistente e protegido caso tenha contato com água. Para maiores informações sobre e qual o impermeabilizante mais adequado para sua casa, entre em contato com a P&G Construções para uma avaliação mais profissional do assunto.